quarta-feira, 11 de julho de 2012

Madonna é tudo isso e muito mais




Algumas pessoas alcançam suas metas, a fama e o sucesso, mas são poucas que conseguem se manter no topo e ainda conquistar sempre novos e inesperados recordes, a ponto de em nenhum momento entediar seu público. Madonna é um grande exemplo de quem realizou essa proeza e mais ainda. 

História viva de um fenômeno de conquistas, Madonna é a artista mulher que mais vendeu discos no mundo - mais de 250 milhões.  Comparada com cantores homens, ela só perdeu para Elvis Presley. No Brasil, é a cantora internacional que mais vendeu. Madonna também se destacou em outras áreas, por exemplo, ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz pela sua atuação em Evita. Esse filme musical foi o mais rentável dos anos 90, faturando 50 milhões de dólares nos EUA e 141 milhões de dólares em todo o mundo.

Madonna está na indústria pop há cerca de 25 anos, sem nunca ter perdido o glamour e o interesse de seu público, nem mesmo de seus detratores. (É um raro caso de artista que desperta grande interesse não de seus amantes como também de seus críticos). De acordo com o Guinness Book of Records, ela é a cantora mais bem-sucedida de todos os tempos. A sua gravadora - Maverick Records - gerou desde a sua fundação 1,2 bilhões de cópias, mais que qualquer outra gravadora independente da história, ou seja, também é a mais próspera de todos os tempos.

Madonna canta "Hanky Panky", deliciosa canção do filme Dick Tracy, 
em que interpretou a vilã sensual Breathless Mahoney, na inesquecível turnê Blonde Ambition, com figurinos fabulosos de Jean-Paul Gaultier:



A estratégia do sucesso de Madonna

Há mais de duas décadas ultrapassando recordes em diversos países do mundo,  podemos concluir que Madonna é um fenômeno na venda de sua imagem, seu trabalho e também de seus produtos. No entanto, existe uma faixa de críticos que sempre insistiu em classificá-la como um puro produto de marketing bem sucedido. Pura má-fé e inveja: embora seja inegável que a loura sempre soube como vender sua imagem, ela também é talento e carisma raros e irresistíveis.

É difícil decifrar a fórmula de seu sucesso, mas quero compartilhar três pontos que considero essenciais para a conquista de tanto sucesso, realização e superação. Confira quais são:

1. Força do apelo - Madonna se tornou conhecida através do apelo "liberdade sexual". A polêmica gerada foi um dos grandes trampolins para ela se tornar alvo da mídia mundial, não só despertando a ira dos moralistas como o apoio das minorias, como gays, prostitutas e feministas - estas porque Madonna, embora com grande apelo erótico, nunca se apresentou como um objeto sexual, e sim como uma mulher liberada e dona de si. 

2. Foco na excelência - Os holofotes dos shows de Madonna estão direcionados para a perfeição em cada detalhe, a expressão corporal, o apelo estético e a criatividade. É um espetáculo com danças, ritmos e luzes embalados por grandes bailarinos e bailarinas, figurinos e cenários cativantes, atrativos e diferenciados. Isso encanta seus fãs. Não é à toa que ela tem o maior fá-clube do mundo.  

3. Reinvenção contínua - Madonna se mantém moderna e atual, sem perder o estilo pessoal. Sua capacidade criativa é exuberante, suas turnês são embasadas em temas diversos, sempre polêmicos e principalmente populares. Do sexo à espiritualidade, ela cria ritmos e efeitos contagiantes. A sua capacidade de se reinventar sem perder a essência e criar músicas que atraem seu público é um fator que a mantém no topo depois de tê-lo alcançado - qualidade, convenhamos, bastante rara: é difícil lembrar de algum artista que tenha conseguido manter-se num nível de constante interesse, sobretudo enfrentando a concorrência das sempre novas estrelas que tentavam atingir seu grau de estrelato, sem sucesso - porque falta-lhes um ingrediente de Madonna que nenhuma teve ou tem: seu carisma inigualável. 





0 comentários:

Postar um comentário

Clique dentro da caixa e digite seu comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management